Por Acervo Piracanjuba
10 de janeiro, 2024
Compostos bioativos do leite: quais os benefícios?
Originados da parte proteica do leite, os compostos bioativos podem trazer diferentes impactos positivos para o organismo – conheça aqui quais são!
O leite é um alimento reconhecido por ser fonte grande variedade de nutrientes essenciais para a saúde humana, tais como cálcio, potássio, vitaminas D e do complexo B, além de oferecer proteínas de alto valor biológico.1,2 Dentro dessa composição tão diversa, é possível encontrar mais um dos benefícios do leite: os compostos bioativos.3
Esse conjunto de substâncias é capaz de promover diferentes efeitos positivos no organismo, sendo muito importante conhecer mais sobre quais são esses compostos e suas funções.
Peptídeos bioativos: os compostos bioativos do leite
Dentre os compostos bioativos, temos os peptídeos, que se encontram inativos enquanto permanecem ligados à sequência proteica do leite, e são liberados juntamente com os aminoácidos durante a digestão, quando há a quebra das proteínas. Alguns desses peptídeos são cada vez mais reconhecidos como metabólitos proteicos biologicamente ativos que podem ter efeitos benéficos na saúde humana.2,3
As proteínas presentes no leite são a caseína e as proteínas do soro do leite, e são fontes de diferentes peptídeos bioativos, tais como: 2
- Alfa-lactoalbumina;
- Beta-lactoglobulina;
- Lactoferrina;
- Glicomacropeptídeo.
Efeitos no organismo
Os peptídeos bioativos do leite (também presentes em seus derivados, como iogurtes e queijos) têm sido objeto de inúmeros estudos que buscam entender os impactos que podem causar ao organismo. Veja na tabela abaixo os principais benefícios relacionados a alguns deles:1,2,4
Desta forma, pode-se notar que os benefícios do consumo do leite vão muito além do fornecimento de vitaminas e minerais, haja visto que os peptídeos bioativos podem contribuir com diferentes impactos positivos na saúde humana, reforçando ainda mais a necessidade de incluir o leite e seus derivados na alimentação diária.
Referências Bibliográficas
[1] Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN). Consenso da Associação Brasileira de Nutrologia e da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição sobre o consumo de leite de vaca pelo ser humano. 2023. Disponível em https://abran.org.br/media/files/abran_consenso_leite.pdf. Acesso em Novembro/23.
[2] Auestad N, Layman DK. Dairy bioactive proteins and peptides: a narrative review. Nutr Rev. 2021; 79(Suppl 2):36-47.
[3] Park YW, Nam MS. Bioactive Peptides in Milk and Dairy Products: A Review. Korean Journal for Food Science of Animal Resources [Internet]. 2015 Dec 31;35(6):831–40.
[4] Córdova-Dávalos LE, Jimenez M, Salinas E. Glycomacropeptide bioactivity and health: a review highlighting action mechanisms and signaling pathways. Nutrients 2019;11(3):598.
Escrito por
Acervo Piracanjuba
Texto produzido por fontes especializadas, e publicado pela Piracanjuba com fins informativos.
Download
em
PDF
LINHA HEALTH & NUTRITION
Produtos relacionados
Artigos
Artigos relacionados
Acesse nossos conteúdos científicos
“O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: APÓS OS 6 (SEIS) MESES DE IDADE, CONTINUE AMAMENTANDO SEU FILHO E OFEREÇA NOVOS ALIMENTOS.”
"O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS OU MAIS.”