O primeiro alimento do recém-nascido deve ser o leite materno (LM), até os seis meses de idade, devendo sua prática ser incentivada até os 2 anos ou mais.1 de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). após o sexto mês, é recomendada a introdução da alimentação complementar, ou seja, a inserção de todos os alimentos, além do LM.1,2
Os primeiros 1000 dias (da concepção até os 2 anos de idade) é um período de extrema importância onde a nutrição é uma ferramenta fundamental para bom desenvolvimento longitudinal e cerebral adequados.3
Nutrição na primeira infância
De acordo com a SBP e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a primeira infância compreende o período da criança de doze meses até 3 anos de idade (36 meses).1,4 É nesta fase que pode surgir a recusa alimentar, muito frequente no segundo ano de vida, podendo refletir na diminuição do apetite e nas necessidades nutricionais. Por isso, é recomendando estimular o paladar da criança para diversos alimentos, com diferentes preparações, cores, consistências e temperaturas.1
As dificuldades alimentares podem ser passageiras ou seguir pela vida adulta, desta forma, estratégias alimentares são essenciais para introdução de novos alimentos e diminuição no risco de carências de nutrientes.5
Nutrientes fundamentais
Nesta fase, alguns nutrientes como proteínas, ferro, cálcio, vitamina D são fundamentais para o bom crescimento e desenvolvimento.
Quadro 1 - Nutrientes, funções e recomendações diárias
Estratégias para nutrição adequada
Devido a fase estar permeada por alguns desafios alimentares, por exemplo, a recusa de comer algum tipo de alimento, algumas estratégias se fazem necessárias para melhor atingimento das recomendações nutricionais:1
- Estabelecimento de horários para as refeições;
- Porções de refeição de acordo com o grau de aceitação da criança;
- A criança deve estar em ambiente confortável, de preferência à mesa, sem distrações, como por exemplo, a televisão ligada;
- Variar as apresentações, sabores, preparações dos alimentos;
- Quando possível e viável (devido a idade) envolver a criança no preparo da refeição;
- Priorizar a inserção de alimentos naturais e ricos em nutrientes, como vitaminas e minerais;
- Alimentos ricos em gorduras trans e saturadas, devem ser evitados;
- Não oferecer a sobremesa como recompensa para o consumo dos demais alimentos.