Conteúdo destinado para profissionais e estudantes da área de saúde.

Acervo Piracanjuba
Por Acervo Piracanjuba
04 de dezembro, 2023

O que é inulina e quais são suas funções?

A inulina é uma fibra que promove benefícios que vão muito além do trânsito intestinal. Entenda aqui mais sobre a inulina e seus efeitos na saúde.
O que é inulina e quais são suas funções?
O que é inulina e quais são suas funções?
As fibras são compostos essenciais para a saúde humana, exercendo diferentes funções no organismo e promovendo benefícios ao serem ingeridas. Podemos dividi-las em 2 grupos, com base em sua solubilidade, sendo eles:1

- Fibras insolúveis: celulose, lignina e hemicelulose; 

- Fibras solúveis: psyllium, mucilagens, pectinas e inulina. 

Esses dois tipos de fibras podem trazer impactos positivos na saúde, devendo estar presentes no dia a dia através de uma alimentação equilibrada e diversificada. A inulina tem se destacado por seus efeitos na saúde intestinal e também em outros aspectos do organismo, auxiliando no crescimento de bactérias benéficas no intestino, assim como fazem fibras como os frutooligossacarídeos (FOS). Vamos conhecer mais?  


Quais as funções da inulina? 

Como mencionamos, a inulina pode desempenhar diferentes funções no corpo humano. Confira na sequência alguns dos benefícios promovidos pela ingestão de alimentos e bebidas contendo inulina:2


REGULAÇÃO DO TRÂNSITO INTESTINAL E COMBATE À CONSTIPAÇÃO

O consumo de inulina pode contribuir para um melhor funcionamento do intestino, além de promover melhora em pacientes com constipação intestinal.


REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS

A inulina mostrou-se capaz de reduzir níveis plasmáticos de colesterol total, LDL-colesterol e triglicerídeos. Os efeitos na diminuição destes níveis foram mais acentuados em pacientes hipercolesterolêmicos.


EFEITO PREBIÓTICO

Os estudos apontam que o consumo de inulina aumentou de forma significativa o número de bifidobactérias. Uma dose diária de 5g de inulina mostra-se eficaz na alteração positiva da microbiota intestinal, comprovando seu efeito prebiótico.


AUMENTO NA ABSORÇÃO DE MINERAIS

Estudos comprovam que a inulina é capaz de aumentar a absorção de minerais como cálcio, magnésio e ferro presentes na alimentação. Esse efeito se deve, em partes, pela hipertrofia da parede do cólon causada pela inulina, aumentando assim a área de superfície para difusão.


EFEITO NO SISTEMA IMUNE

Através do seu efeito de aumentar a função da barreira e resistência à colonização por patógenos no intestino, a inulina é atualmente vista como uma peça importante para o bom funcionamento do sistema imune.



Quais são os alimentos ricos em inulina? 

Do ponto de vista da prática clínica, a inulina mostra-se benéfica não apenas por suas funções comprovadas no organismo humano, mas também por essa fibra estar amplamente presente em diferentes alimentos de fácil acesso.3

Confira abaixo a tabela com algumas das principais fontes de inulina da alimentação:3



É importante ressaltar que a concentração de inulina nos alimentos pode variar muito de acordo com fatores como: variedade, tempo entre a colheita e a utilização do alimento e até mesmo das condições de estocagem.3

Além dessas fontes, existem também produtos adicionados de inulina, como compostos lácteos, e que, portanto, conseguem trazer quantidades significativas dessa importante fibra, que por sua vez é capaz de promover inúmeros benefícios à saúde da população. 


Referências Bibliográficas
[1] Mudgil D, Barak S. Classification, Technological Properties, and Sustainable Sources. In: Galanakis CM. Dietary fiber: properties, recovery, and applications. London: Academic Press; 2020. p. 27–58. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780128164952000022?via%3Dihub . Acesso em 18 de julho de 2023. 

[2] Pimentel TC, Garcia S, Prudencio SH. Aspectos funcionais, de saúde e tecnológicos de frutanos tipo inulina. B. CEPPA. 2012; 30(1): 103-18. 

[3] Hauly MCO, Moscatto JA. Inulina e Oligofrutoses: uma revisão sobre propriedades funcionais, efeito prebiótico e importância na indústria de alimentos. Semina: Ciências Exatas e Tecnológica. 2002; 23(1): 105-18. 



Compartilhe

Acervo Piracanjuba
Escrito por
Acervo Piracanjuba
Texto produzido por fontes especializadas, e publicado pela Piracanjuba com fins informativos.

Download em PDF

“O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: APÓS OS 6 (SEIS) MESES DE IDADE, CONTINUE AMAMENTANDO SEU FILHO E OFEREÇA NOVOS ALIMENTOS.”

"O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS OU MAIS.”